quinta-feira, 11 de novembro de 2010

TRISTÃO E ISOLDA AO VIVO


A LENDA...
O mito de Tristão e Isolda foi retratado de diferentes maneiras na Idade Média. Em linhas gerais a história pode ser descrita assim: Tristão, excelente cavaleiro a serviço de seu tio, o rei Marc da Cornualha, viaja à Irlanda para trazer a bela princesa Isolda para casar-se com seu tio. Durante a viagem de volta à Grã-Bretanha, os dois acidentalmente bebem uma poção de amor mágica, originalmente destinada a Isolda e Marc. Devido a isso, Tristão e Isolda apaixonam-se perdidamente, e de maneira irreversível, um pelo outro. De volta à corte, Isolda casa-se com Marc, mas Isolda e Tristão mantêm um romance que viola as leis temporais e religiosas e escandaliza a todos. Tristão termina banido do reino, casando-se com Isolda das Mãos Brancas, princesa da Bretanha, mas seu amor pela outra Isolda não termina. Depois de muitas aventuras, Tristão é mortalmente ferido por uma lança e manda que busquem Isolda para curá-lo de suas feridas. Enquanto ela vem a caminho, a esposa de Tristão, Isolda das Mãos Brancas, engana-o, fazendo-o acreditar que Isolda não viria para vê-lo. Tristão morre, e Isolda, ao encontrá-lo morto, morre também de tristeza.

     Esta lenda, serviu, como inspiração, para grandes escritores, ao longo dos séculos, escreverem seus textos, e suas inúmeras adaptações são vistas em livros, cinema e  teatro, seja na grande produção do Rei Artur ou simplemente no espetáculo teatral Tristão e Isolda ao vivo. E é sobre este último que vou comentar.
     Na noite passada, mais uma vez motivado por minha intuição, fiz mais um programa cultural, me dei o prazer de assistir o espetáculo de formatura dos alunos da CAL, que por coincidência foi o primeiro curso que me indicaram, logo que cheguei ao Rio, mas como ainda não tinha emprego, o projeto de estudar lá foi adiado por anos e com o passar do tempo também se foram meu interesse e necessidade .
     Porém, o objetivo de está naquele teatro, por mim desconhecido, numa noite de quinta-feira "meio fria", foi prestigiar uma das minhas queridas atrizes/cantoras do Vianna é Festa o show, Vanessa Tchaicovsky, que conseguiu me emocionar, seja pela minha sensibilidade ao tema do espetáculo ou pela doçura de sua voz ao cantar Minha herança - uma flor, da Vanessa da Mata, que agora não consigo parar de ouvir.
     Como sou fã número um de musicais, vibrei algumas vezes, ao ouvir alguns dos atores que cantaram super bem, sem falar no Tauã de Lorena que, além de cantar tocava violão magnificamente, confesso que já o imaginei no meu próximo show (risos). Entre os atores, vi alguns futuros brilhantes, outros precisam estudar mais um pouquinho para nos empolgar com suas atuações, mas sem dúvidas, todos tem talento. A partir de agora temos mais concorrentes no mercado, e sabe quem fará sucesso? Aqueles que, de fato, amam o que fazem e forem persistentes, pois o caminho é "espinhoso" e nem todos se estabelecem.
     O tema central do espetáculo, e talvez da vida, é o furacão chamado paixão. Que força é essa que muda o nosso ser, nosso destino e, às vezes, a nossa própria vontade? E é na busca pela "outra metade" que percebemos o quanto somos incompletos, necessitados e mutilados, como diz a lenda. Que energia é essa que, como um imã, nos leva a outra pessoa? E nesses momentos agimos como se não houvesse o antes, quando aquele ser desejado ainda não fazia parte de nossa existência, é como se a própria vida começasse naquele momento, e então começamos a imaginar que não conseguiremos mais viver sem aquele pedaço. E dessa forma a lenda é interpretada pelos alunos da CAL, que, de diversas formas, faz a gente se identificar ora com Tristão, ora com Isolda, em suas buscas pelo amor.
"E agora que cheguei eu quero a recompensa,
Eu quero a prenda imensa, dos carinhos teus."



Um comentário:

  1. EU QUERIA SABER EM QUE SATI EU POSSO ASSISTIR UM FILME BASEADO NA HISTORIA TRITÃO E ISOLDA ,JA QUE EU LI O LIVRO TODO ,E CEI AS CENAS DE CORA.

    ResponderExcluir