terça-feira, 2 de novembro de 2010

OBRIGADO METRÔ RIO

     Agradeço a todos que ao longo desses quase 10 anos de empresa, colaboraram de alguma forma com o meu crescimento profissional e acima de tudo pessoal. Minha estada nesse lugar foi um aprendizado que levo para vida, os quais me proporcionaram descobertas, maturidade e superação. E essa última, com certeza, é a característica que mais se manifestou.
     Hoje olho para trás e busco o real significado da frase “os fins justificam os meios” e creio que foram esses meios que me deram ousadia e coragem para tomar essa decisão. Lembro-me quando entreguei o meu currículo, pouco experiente, na portaria da empresa e me foi perguntado qual seria o cargo desejado: bilheteria, segurança ou condutor. Então imaginei: segurança? Como ser segurança? Não sou forte, nem alto. Muito menos condutor, se ainda nem sei dirigir um carro, só me resta bilheteria. Não sabia eu, que, em menos de cinco anos passaria pelas três funções. Seria sorte? Discordo, foi fruto de muita dedicação, estudo, força de vontade, disciplina e fidelidade a mim mesmo e aos meus objetivos.
     Posso dizer que tudo valeu muito à pena: o aprendizado na bilheteria, as pressões na segurança, a complexidade do material rodante, que por muitas das vezes eu olhava e pensava: como eu consigo ter o controle dessa máquina gigante? A experiência de trabalhar no administrativo, me trouxe, além de conhecimentos, a amizade e o carinho de algumas das pessoas mais competentes e humanas desta empresa.
     O meu ciclo metroviário que, hoje se encerra, foi um misto de emoções que vão desde a vitória de um concurso de redação, cujo tema era Por que a vida é melhor aqui? Ao fim de uma vida, violentamente jogada, por vontade própria, a frente do trem que eu conduzia, quando ainda nem tinha me formado condutor. A felicidade de cada promoção conquistada, modestamente por mérito, se misturou a algumas frustrações que, não vem a caso comentar, mas que com certeza contribuíram para minha superação.
     Quero agradecer de coração a algumas pessoas: aos coordenadores das áreas pelas quais passei: André Neto, Marco Antônio, Fabiano Teles e Flávio Rogério, o primeiro pela confiança e até mesmo por me citar como referência numa reunião com os colaboradores de sua área, mesmo quando eu já não fazia mais parte. O segundo, pela recepção, quando voltei de licença médica e fui alocado no apoio. O terceiro pela compreensão, confiança e força, durante sua liderança. Já o último, eu agradeço de forma especial por vários motivos, por ter a sensibilidade de perceber o meu talento e a minha sinceridade, pela indicação do meu depoimento numa matéria especial da revista veja rio, apesar disso não ter sido possível por causa da licença médica, fiquei feliz por ter sido visto como referência. Além da força e empenho, que pelo meu ponto de vista, foram cruciais para o meu retorno ao quadro ativo de funcionários. E pela parábola contada sobre o barco e a ventania, pois, ela se encaixa perfeitamente na minha escolha, não por ter afundado, nem por não ter suportado a tempestade, mas, hoje estou acrescentando mais uma possibilidade, eu escolhi um final diferente para ela: trocar de barco ou trocá-lo por um avião, talvez com ele eu possa voar mais alto.
     Se eu fosse citar os nomes de alguns dos milhares de colaboradores que estão ou já passaram por aqui, tornaria esse texto ilegível pelo tamanho, mas agradeço a cada um de vocês que, pelo menos me deram um sorriso, é esse sorriso que me fará lembrar com saudades do Metrô Rio, cujo slogan faz jus a minha busca: caminhos para uma vida melhor.
Que Deus os abençoe,






8 comentários:

  1. Vianna
    Desejamos que seus sonhos se realizem, você é uma pessoa muito especial, cheio de vida, garra, alegria, energia. Sua passagem pelo Coral do Metrô Rio foi muito gratificante.

    Não percamos o contato.
    Um grande abraço e muito sucesso!!!!
    Ass.: Márcia Virginia.

    ResponderExcluir
  2. Grande Vianna,

    Você mal saiu e já está deixando saudades.
    Muito Suce$$o na sua nova jornada.

    Um grande Abraço!!!
    Alan Henrique

    ResponderExcluir
  3. Amigo ! Lindas palavras !
    Que Deus continue te abençoando ao longo da vida... Saúde, Paz, e Sucesso !!!!!!
    Grande Abraço
    Mauricio Caruso

    ResponderExcluir
  4. Grande amigo!!::: Confesso que fiquei surpreso com o acontecimento,entretanto,tenho absoluta certeza,que foi uma decisão sensata.....
    Belo texto,belas palavras,aliás,isso tudo justifica sua vitória no concurso de redação que a empresa promoveu.
    Boa sorte no seu desafio!!!!Sucesso!!!Um forte abraço!!
    CT KELSON

    ResponderExcluir
  5. Vianna.
    Muita sorte, nessa nova fase.
    Deus te abençõe sempre.
    Sucesso,amor e paz. E o mais importante você é um vencedor...você acredita e passa essa energia para outras pessoas como eu. Sou sua fã
    1000 bjkas

    Janaina

    ResponderExcluir
  6. Amigos,
    Para interpretar as palavras, precisa-se ter sensibilidade. E vocês entenderam a mensagem.Que a vida nos proporcione outros encontros. Obrigado pelo carinho. Estou muito feliz com a boa energia que estão me mandando.
    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  7. Sucesso na vida e em seus projetos "pessoais e profissionais"

    abraços meu camarada!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, fiquei impressionado com sua história, quero lhe da os parabéns pela sua perseverança. Tenho 16 anos e sou um apaixonado pelo Metrô Rio, espero um dia poder viver essa mesma jornada que você passou, sempre correndo atrás dos nossos sonhos, pois quem se contenta com o pouco que tem, não alcança o tanto que sonha.
    Meus parabéns que esta sua história, possa servi de motivação aos jovens de hoje.

    Abraços.
    Sem mais...
    Renan Alstom.

    ResponderExcluir